Banco de Sementes com Tecnologias de Acesso à Água

A boa convivência com o clima semiárido requer estocar água, sementes e todos os recursos necessários para uma vida digna. Pautadas por esse princípio, a Articulação do Semiárido – ASA e a Fundação Banco do Brasil firmaram uma parceria, em Recife, para implantar 180 bancos comunitários de sementes e 171 cisternas para armazenamento de água da chuva na região do Semiárido Brasileiro.

Responsável: Articulação do Semiárido (ASA)

Local de implementação: Semiárido Brasileiro

Contato

Telefones: (81) 2121-7666 /

Endereço: Rua Nicarágua, 111 - Espinheiro - Recife (PE)

Site: www.asabrasil.org.br

E-mails: asa@asabrasil.org.br

Descrição

Os bancos comunitários funcionam com a lógica de uma instituição financeira, mas em vez de dinheiro, o bem são as sementes crioulas, as que são utilizadas tradicionalmente pelos antepassados. Os agricultores familiares participantes depositam no banco as sementes e, quando chega o período de plantar, eles emprestam a quantidade necessária. Após colher, cada um devolve 50% a mais do que foi emprestado, ajudando a aumentar o estoque do banco para poder atender mais pessoas na próxima colheita.

 

As sementes crioulas são um patrimônio genético, formado e conservado pelas comunidades, porque com o passar das gerações houve o acúmulo de conhecimento sobre a melhor maneira e época de plantar, colher e estocar. Além disso, elas são mais adaptadas às condições locais, mais resistentes a pragas e têm características que os agricultores valorizam. 

 

A iniciativa também vai implantar 171 tecnologias sociais de acesso à água que captam e armazenam água da chuva para a produção de alimentos e a criação de pequenos animais. As famílias participantes vão passar por capacitação sobre a manutenção das cisternas e como fazer o uso racional da água.

Objetivos

Beneficiar cada estado do semiárido com 20 bancos de sementes, com 400 famílias envolvidas, somando 3.600 famílias em todo o projeto, além de 171 cisternas.

Público-alvo

Famílias de nove estados do semiárido brasileiro.

Resultados

Projeto ainda em andamento.

Temas