Bolo dos Oliveiras – Padaria Comunitária Solar

Em uma comunidade no interior da Paraíba, mais de 20 mulheres se juntam para gerar renda e emprego e criam uma padaria comunitária sustentável com a utilização da energia solar, biodigestor e reuso da água.

Responsável: Associação Comunitária Rural de Várzea Comprida dos Oliveiras

Local de implementação: Várzea Comprida dos Oliveiras

Contato

Telefones: (83) 99928-8078 /

Site: http://www.iacoc.org.br/associacao-comunitaria-dos-agropecuaristas-da-varzea-comprida-dos-oliveiras/

E-mails: oliveirasolange2013@gmail.com

Descrição

Herança de família, as receitas dos bolos passaram de mãe para filha. Confeccionados em casa, as mulheres vendiam os bolos na feira para sustento da família. Com a visita da vigilância sanitária, a produção nos fornos de casa teve que acabar, pois os requisitos de higiene não estavam sendo atendidos. Foi então que as mulheres decidiram criar a Associação Comunitária Rural de Várzea Comprida dos Oliveiras e, com a ajuda de especialistas da Universidade Federal de Campina Grande, iniciaram a estruturação da padaria, buscando a aquisição dos equipamentos necessários, assim como um local adequado para a produção. Também receberam a ajuda de pessoas do curso de agronomia da UFCG, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sebrae. Mas ainda faltava baratear o processo de produção. Em uma área de grande incidência solar e com a ajuda do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), implementam então um projeto de adoção da tecnologia fotovoltaica on-grid que passa a suprir energeticamente a padaria. Hoje, funcionam 100% com energia solar, além de trabalharem com o reuso da água e estarem prestes a instalar um biodigestor para transformar o resto de comida e fezes de animais em gás natural.

Objetivos

Gerar renda para as mulheres e suas famílias a partir de uma economia sustentável.

Público-alvo

Mulheres e famílias rurais

Resultados

A padaria permitiu a ampliação da renda das famílias da comunidade de trabalhadores rurais e seus familiares da Associação Várzea Comprida dos Oliveiras. Hoje, a padaria funciona quase totalmente sustentável, com a utilização da energia 100% solar. A produção continua crescendo, agora com a fabricação de pães e com mais de 300 quilos de bolos todas as semanas, vendidos na comunidade e também para as escolas da rede municipal. A Associação integra o Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), que vem se firmando a cada projeto realizado. A realização desse projeto fomentou ainda uma melhor organização da Associação, que passou a contar com uma secretaria, uma coordenação jurídica e uma coordenação de comunicação social.

Video

Temas