Neurobanco – Banco de Desenvolvimento Comunitário

Sem Imagem

MOEDA SOCIAL ELETRÔNICA INTELIGENTE NEURO (E-NEURO) Plataforma financeira digital (mobile banking) com as seguintes funções: depositar, transferir, cobrar, pagar, resgatar, extrato. Microcrédito produtivo orientado e educação financeira.O microcrédito está disponível exclusivamente nas comunidades atendidas por agências do NeuroBanco, denominadas NanoBanco.
A Política de Microcrédito Orientado do NeuroBanco está alinhada com seu Programa de Inclusão Financeira com foco na inclusão produtiva e social e funciona de forma articulada com os seguintes produtos e serviços:
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
MICROCRÉDITO
SEGURO
A Educação Financeira ensina a pessoa a se defender do mercado financeiro que produz desagregação familiar, stress, depressão, conflitos, agressões e outras doenças sociais.

Responsável: Neurobanco - Banco de Desenvolvimento Comunitário

Local de implementação: Curitiba

Contato

Telefones: 4130131513 /

Endereço: Alameda ecológica burle-marx

Cidade: CURITIBA UF: PR

Site: http://www.neurobanco.com.br

E-mails: falecom@neurobanco.com.br

Descrição

É a 1ª. agência do NeuroBanco organizada em Curitiba, capital do Estado do Paraná. Está localizada na Regional do Boqueirão formada pelos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão, Hauer e Xaxim área correspondente a 9,2% do território de Curitiba e população de 97.346 habitantes (Censo IBGE 2010) correspondente a 11% do total do Município.

A população mais jovem representa 47% da população total, sendo composta por 41,3 mil crianças (0 a 14 anos) e 51, 6 mil jovens (entre 15 a 29 anos). A população idosa (acima de 64 anos) é de 13,4 mil habitantes, embora represente menos de 7% da população da regional tem ampliado significativamente desde o ano 2000.

Cerca de 1/3 das crianças na faixa etária de 0 – 5 anos são atendidas em creches públicas municipais e conveniadas que oferecem pré-escola. Nas áreas carentes da Regional do Boqueirão, a exemplo da Vila Pantanal, essa cobertura é inferior a 10% constituindo importante fator que limita a geração de renda e da própria segurança da família.

Um dos aspectos relevantes da Regional do Boqueirão é o número de ocupações irregulares (38 áreas com 3,7 domicílios) e a quantidade de população (7%) que vive nelas sendo a Vila Pantanal a área de maior exclusão social com 685 domicílios e população de 2.637 (Censo 2010).

A Regional do Boqueirão tem característica de elevada participação de entidades comunitárias com cerca 116 organizações compreendendo associações de moradores, saúde, educacional, assistência social, casas de repouso, dependentes químicos e clubes de mães representando ainda outros segmentos da sociedade.

A Regional Boqueirão possui 20,8 mil estabelecimentos formais é o 3º. polo econômico de Curitiba sendo 51% em atividades comerciais, 31% em serviços e 18% na indústria. A despeito da importância da regional em Curitiba a existência de empreendimentos de Economia Solidária é frágil e a informalidade tem aumentado em decorrência da atual crise econômica.

No contexto ambiental cabe destaque a Área de Proteção Ambiental do Iguaçú (APA-IguAçú) sendo a Vila Pantanal uma das áreas de vulnerabilidade pelo adensamento populacional crescente e a presença do Centro de Manutenção da empresa ferroviária Rumo ALL.

O raio de atuação do NanoBanco Boqueirão é de 9 km visando desenvolver a característica de Banco de Desenvolvimento local através da articulação de rede com capacidade de atração de investidores, governos, parceiros, cooperativas e empreendimentos da Economia Criativa visando executar negócios econômicos, sociais e ambientais de impacto e escala através do governo dos bens comuns na regional do Boqueirão.

Localização
Rua João Soares Barcelos 2.962 Loja 01 – Boqueirão – CEP: 81670-080, Curitiba-PR

Contato
Arno Heinrichs – nanoboqueirao@neurobanco.com.br

Objetivos

Inclusão financeira e produtiva

Público-alvo

Microempreendedores na base da pirâmide

Resultados

Apoio de 50 microempreendedores e fortalecimento de cooperativas e empreendimentos comunitários.

Imagens

Video

Temas