Programa Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) reúne uma série de ferramentas que visam contribuir para que governos e sociedade civil promovam o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros.

Responsável: Rede Nossa São Paulo (Secretaria Executiva)

Local de implementação: Brasil

Contato

Telefones: (11) 3894-2400 /

Endereço: Rua Francisco Leitão, 469 - conj. 1407 – São Paulo (SP)

Site: http://www.cidadessustentaveis.org.br/

E-mails: faleconosco@isps.org.br

Descrição

O Programa Cidades Sustentáveis oferece:
1) Ferramentas
– Plataforma Cidades Sustentáveis, uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão publica, em 12 eixos temáticos, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural;
– Indicadores gerais associados aos eixos da plataforma;
– Indicadores básicos que farão parte dos compromissos de candidatos(as) e prefeitos(as);
– Casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência para a melhora integrada dos indicadores das cidades.

2) Mobilização
– Campanha para os(as) candidatos(as) adotarem a Plataforma e assumirem compromissos com o Programa;
– Campanha para eleitores valorizarem os(as) candidatos(as) comprometidos com o Programa Cidades Sustentáveis.

3) Compromissos
– Os candidatos a cargos executivos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta Compromisso. Com isso, os signatários eleitos deverão estar dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.

4) Benefícios para as Cidades Participantes
– As cidades participantes ganharão visibilidade em materiais de divulgação e na mídia, terão acesso a informações estratégicas e trocarão experiências com outras cidades, além de fazerem parte de um movimento inédito no Brasil que representa um passo a mais no processo de construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.

Objetivos

O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Público-alvo

Munícipes brasileiros, contando com o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos

Resultados

Para ter acesso ao mapa com a lista de municípios signatários, acesse: https://www.cidadessustentaveis.org.br/signatarios-candidatos

Arquivos

Video

Temas