Projeto Resgate

O Projeto Resgate é direcionado a pessoas em situação de rua a fim de promover a inclusão desse grupo no mercado de trabalho por meio da capacitação em que é oferecido um curso, ao final há a emissão da carteira de trabalho, bem como intermediação de mão de obra, com o devido encaminhamento para entrevista de emprego. Fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio do seu órgão de atuação o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos que já desenvolve um trabalho com as pessoas em situação de rua desde 2004. Assim, ao longo dos anos, a Defensoria Pública vem promovendo parcerias com entidades privadas e governamentais em prol dos interesses desse grupo vulnerável.

Responsável: Defensoria Pública

Local de implementação: Rio de Janeiro

Contato

Telefones: (21) 2332-6346 /

Endereço: Rua México (até 107 - lado ímpar)

Site: http://www.sci.defensoria.rj.def.br

E-mails: cbeatriznm@gmail.com

Descrição

Consiste em um curso de 1 mês de duração, sendo 4 encontros, às quartas-feiras, com duração de 2 horas cada (das 9h às 11h). O curso é ministrado por profissionais designados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) e realizado na sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, situada à Avenida Marechal Câmara, 314 – 4º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ. São atendidas mensalmente até 15 pessoas (homens e/ou mulheres) abrigados, selecionados e encaminhados pela Defensoria Pública por meio de sua equipe técnica (Assistente Social e Psicóloga). Concluído o curso, há a entrega de um certificado e de um currículo elaborado pela Secretaria, bem como é emitida a Carteira de Trabalho e, em seguida, realiza-se inscrição em site oficial de emprego. Também existe a possibilidade de encaminhamento para entrevista de emprego.

Objetivos

Inclusão de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho, sua retirada das ruas e reintegração na vida social.

Público-alvo

Pessoas em situação de rua

Resultados

Além da realização dos cursos com a emissão da carteira de trabalho, o Projeto Resgate conseguiu realizar parcerias com empresas do setor privado com o objetivo de encaminhar os formandos para entrevistas de emprego e assim efetivar contratações. No primeiro curso, dos 12 participantes, 7 saíram com a certeza de estarem empregados, receberam uniformes da rede Supermarket, na qual exercerão atividades como repositor, fiscal de salão e balconista do setor de laticínios. No segundo curso, dos 15 participantes, 8 foram contratados para trabalhar no Rock in Rio. Até o momento presente, foram atendidos 74 alunos e 40 foram encaminhados para entrevista de seleção.

Arquivos

Temas