Rede Pintadas

A Rede Pintadas atua coletivamente em prol do desenvolvimento das comunidades de Pintadas e região, na Bahia. Desde sua criação, nos anos 1990, funcionou como um fórum de debate e um espaço de articulação entre várias entidades, sendo formalizada em 2003 como entidade jurídica. Em conjunto com organizações parceiras da região, nacionais e internacionais, vem desenvolvendo projetos de convivência com o semiárido, dos quais se destacam a construção de estruturas hídricas e demais ações de democratização do acesso à água.

Responsável: Associação das Entidades de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Pintadas

Local de implementação: Municípios no Território Bacia do Jacuípe

Contato

Telefones: (75) 3693-2209 /

Endereço: Praça Dois de Julho, nº 462, centro CEP 44610-000 - Pintadas (BA)

Site: http://www.redepintadas.blogspot.com.br ; https://www.facebook.com/curtaredepintadas/

E-mails: redepintadas@redepintadas.org.br

Descrição

A experiência pioneira, considerada embrionária para a criação da Rede Pintadas, foi o Projeto Pintadas, que marcou a vida de centenas de famílias beneficiadas econômica, sociocultural e politicamente. Congregou tecnologias sociais de convivência com o semiárido até então inovadoras, como a construção de estruturas de armazenamento de água, as cisternas de placas, aliadas às técnicas de gerenciamento do uso da água e produção de insumos para os períodos de seca.

A experiência desenvolvida pelo Centro Comunitário, a entidade-mãe da Rede Pintadas, fomentou o surgimento das diversas organizações comunitárias que foram compondo o atual quadro da Rede Pintadas e germinando outros grandes projetos, a exemplo da construção da Escola Família Agrícola e outras iniciativas de Economia Solidária.

Ao longo desse tempo, a Rede tem desenvolvido programas voltados ao empoderamento social e econômico das mulheres; à inclusão social da juventude através da cultura; ao estímulo ao associativismo, ao cooperativismo e à economia solidária; à segurança hídrica, alimentar e nutricional para famílias em situação de vulnerabilidade; além de ações para o fortalecimento e sustentabilidade da agricultura familiar na perspectiva de proporcionar qualidade de vida e estímulo à permanência do homem e da mulher no campo.

A ação da Rede Pintadas se dá através da articulação e mobilização em rede, recuperando aspectos da memória/identidade, promovendo a comunicação para o desenvolvimento e fomentando uma rede de formação de atores sociais do Território da Bacia do Jacuípe. Atualmente, a Rede Pintadas é composta por 13 instituições: Companhia de Artes Cênicas Rheluz, Cooperativa de Crédito Rural Pintadas (SICOOB SERTÃO), Cooperativa Agroindustrial Pintadas (COOAP), Centro Comunitário de Serviços de Pintadas (CCSP), Associação Cultural e Beneficente Padre Ricardo (RENASCER), Associação Mantenedora Escola Família Agrícola (EFAP), Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Associação das Mulheres Pintadenses, Associação dos Apicultores de Pintadas (ASA), Associação Comunitária Rural Boa Sorte, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pintadas, Cooperativa de Transportes, Sindicato do Servidores Públicos.

Objetivos

Avaliar, propor iniciativas, planejar e implementar programas sociais e políticas públicas como estratégias de geração de emprego e renda, convivência com o semiárido e democratização do acesso à água.

Público-alvo

Redes, cooperativas, ONGs, famílias e demais interessados

Resultados

As ações desenvolvidas pela Rede têm feito de Pintadas uma referência no Território da Bacia do Jacuípe. Foi a partir da luta e do trabalho da rede que o município se tornou referência na questão da infraestrutura hídrica – é o primeiro do Nordeste a alcançar a marca de 100% de domicílios rurais com cisternas. A entidade já teve o trabalho das suas organizações reconhecido por diversas instituições e chegou a receber o “Prêmio Gestão Pública e Cidadania”, concedido em 2002 pela Fundação Getúlio Vargas; o prêmio de “Melhores Práticas”, em 2003, concedido pela Caixa Econômica Federal; e o prêmio “SEED Internacional” – expressões do alcance de suas práticas.

Imagens

Video

Temas