Banco de Sementes com Tecnologias de Acesso à Água

A boa convivência com o clima semiárido requer estocar água, sementes e todos os recursos necessários para uma vida digna. Pautadas por esse princípio, a Articulação do Semiárido – ASA e a Fundação Banco do Brasil firmaram uma parceria, em Recife, para implantar 180 bancos comunitários de sementes e 171 cisternas para armazenamento de água da chuva na região do Semiárido Brasileiro.

Nome da entidade ou responsável: Articulação do Semiárido (ASA)


Rede Pintadas

A Rede Pintadas atua coletivamente em prol do desenvolvimento das comunidades de Pintadas e região, na Bahia. Desde sua criação, nos anos 1990, funcionou como um fórum de debate e um espaço de articulação entre várias entidades, sendo formalizada em 2003 como entidade jurídica. Em conjunto com organizações parceiras da região, nacionais e internacionais, vem desenvolvendo projetos de convivência com o semiárido, dos quais se destacam a construção de estruturas hídricas e demais ações de democratização do acesso à água.

Nome da entidade ou responsável: Associação das Entidades de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Pintadas


Água e Cidadania no Semiárido

Projeto de construção de cisternas “Água e Cidadania no Semiárido” viabiliza a construção de cisternas na Bahia. Iniciativa da ASAMIL – Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento, o projeto realizou a construção de 2.880 cisternas em 11 municípios (Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Malhada de Pedras, Guajeru, Caraíbas, Rio de Contas, Piatã, Abaíra, Ibipitanga, Ibitiara, Paramirim). além de atividades de educação não formal com a população das comunidades.

Nome da entidade ou responsável: Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento (ASAMIL)