Rede Brasileira de Grupos de Consumo Responsável

A Rede Brasileira de Grupos de Consumo Responsável reúne e articula, em todo o país, iniciativas de consumidores organizados para acessar produtos que estejam alinhados com seus valores, representando uma alternativa aos principais canais de comercialização do mercado. O consumo responsável é o conjunto das práticas e reflexões que buscam transformar o ato de consumir em um ato político e cidadão. É importante levar em conta, por exemplo, o tipo de sistema de produção (familiar, da economia solidária, local, etc.), as condições trabalhistas, a relação com o meio ambiente, o número de intermediários entre produtor e consumidor final, a remuneração de cada ator ao longo da cadeia produtiva, e, ainda, a distância geográfica percorrida e a forma de transporte. Se preocupar com a origem e os meios de produção daquilo que consumimos é um exercício diário de reflexão, mas também de mudança de hábitos.

Responsável: Instituto Kairós

Local de implementação: Brasil

Contato

Telefones: (11) 3257-5100 /

Endereço: Rua Marques de Itu, 58, 9º andar - Centro - São Paulo (SP)

Site: www.institutokairos.net

E-mails: i.kairos@yahoo.com.br

Descrição

Os grupos de consumo responsável (GCR) são iniciativas de pessoas organizadas para acessar produtos que estejam alinhados com seus valores, representando uma alternativa aos principais canais de comercialização do mercado. Pretendem viabilizar a compra de alimentos saudáveis (entre outros itens) a preços acessíveis, além de apoiar pequenos produtores. Em geral, baseiam-se na autogestão e em diversas atuações voluntárias e militantes. Não visam o lucro, diferenciando-se de lojas convencionais e empreendimentos comerciais. É possível saber mais sobre como criar um grupo de Consumo Responsável aqui: http://www.consumoresponsavel.org.br/cartilhagcr/

Objetivos

Os objetivos dos Grupos de Consumo Responsável são:
– transformar o ato de consumir em um ato político e cidadão;
– estimular o consumidor a olhar para além do preço e se preocupar com as características do processo como um todo, desde a produção até o consumo;
– facilitar o acesso do consumidor a produtos com características que estejam alinhadas com seus princípios, valores e interesses;
– permitir aos produtores agrícolas e artesanais vender seus produtos a preços justos, contando com a parceria dos consumidores.
– promover um espaço de interação entre consumidores e produtores, buscando tecer relações mais próximas para valorizar a qualidade do produto comercializado, o trabalho de quem produz e os efeitos benéficos desse circuito sobre o meio ambiente e a economia local.

Público-alvo

Grupos de consumo responsável e consumidores em busca de práticas de consumo responsável

Resultados

Foram realizados diversos encontros da Rede, potencializando suas articulações. Atualmente, a Rede Brasileira de Grupos de Consumo Responsável conta com as iniciativas que podem ser encontradas no seguinte mapa: http://goo.gl/x7S3of . Já as atividades realizadas podem ser encontradas no link: http://institutokairos.net/2015/05/acervo-sobre-grupos-de-consumo-responsavel/

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